Resumo livre de artigo científico.

Resumo do autor

No mundo em desenvolvimento, mais de 207 milhões de pessoas estão infectadas com vermes parasitas do Schistosoma. Entre as espécies de Schistosoma que infectam seres humanos, o Schistosoma mansoni é uma das causas mais comuns de doenças. Aqui, investigamos o desempenho da elastografia por ondas de cisalhamento pontual (pSWE) para predizer fibrose periportal significativa (PPF) em pacientes esquistossomóticos e determinar seu melhor ponto de corte. Examinamos 358 pessoas do nordeste do Brasil em busca de infecções por Schistosoma. O presente estudo mostrou que o pSWE foi capaz de diferenciar PPF significativo de leve, com melhor desempenho para prever PPF significativo.

  • Elastografia ARFI p-SWE
  • Valores ≤ 1.11 indicam fibrose leve
  • Valores ≥ 1.39 indicam fibrose severa
  • AUC de 0,719. Sensibilidade de 80,5% para o ponto de corte mais baixo e especificidade de 86,1% para o ponto de corte mais alto.

Carvalho Santos J, Dória Batista A, Maria Mola Vasconcelos C, Souza Lemos R, Romão de Souza Junior V, Dessein A, et al. (2018) Liver ultrasound elastography for the evaluation of periportal fibrosis in schistosomiasis mansoni: A cross-sectional study. PLoS Negl Trop Dis 12(11): e0006868. https://doi.org/10.1371/journal.pntd.0006868